quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Resenha do livro Crime no Congresso

Resenha do Livro Crime no Congresso por Solange Palatnik
Na última edição do: Nosso Jornal-Rio Solange Palatnik , trouxe uma excelente resenha do livro Crime No Congresso. Nosso Jornal Rio é um veículo de comunicação para divulgar a cultura judaica e as pessoas que contribuem nos mais diversos setores da comunidade judaica.Solange Palatnik, fonoaudióloga, escritora, artista plástica, com exposições nacionais e internacionais programadora visual e grande colaboradora do Nosso Jornal –RIO, veja o site: www.solangepalatnik.com.
leia abaixo:

CRIME NO CONGRESSO – um livro de Moises Groisman - Por Solange Palatnik
Chega às livrarias o mais novo livro do psiquiatra Moises Groisman. Trata-se de “Crime no Congresso” que, como seus trabalhos anteriores, narra histórias de terapias familiares acrescidas com a trama policial que envolve um médico, um detetive e uma suspeita de tentativa de homicídio contra o psiquiatra.Desta vez, Groisman nos faz uma narrativa à moda Woody Allen, com seu famoso humor judaico. Há momentos tragicômicos e outros em que o Dr. Augusto (psiquiatra do livro) mais parece com o detetive “Herculane Poirot”. A trama vai transcorrendo num clima de suspense e os mistérios vão sendo desvendados. A tentativa de homicídio, o seu romance com Gilda (sua namorada) e os problemas dos seus pacientes com suas famílias complicadas também vão encontrar solução.O livro é divertido e nos mostra que as relações familiares são difíceis, pois, além do pequeno núcleo constituído pelo casal e seus filhos, cada cônjuge traz para o casamento suas famílias de origem, avós, tios, primos de ambos os lados.Apesar de tudo, a instituição do casamento continua ativa e todos querem formar sua própria família. Em minha opinião, quanto mais nos analisamos, mais motivo temos para por em dúvida esta antiga ideia de que “casaremos e seremos felizes para sempre”.Moises Groisman faz um trabalho bem diferenciado em seu consultório, que consiste em um projeto de terapia breve. São nove sessões e mais três que são realizadas trimestralmente. Desde 1985, dirige a mais antiga instituição de Terapia Familiar, é médico e psicanalista, tendo se especializado no “Instituto di Terapia Familiar “(Roma, Itália).Além de terapeuta, Groisman é professor, produz e edita vídeos científicos e realiza workshops no Brasil e no exterior.O livro mantém um clima de suspense que deixa o leitor preso do início ao fim. Ficamos curiosos para não só desvendar o crime, como também para saber dos resultados surpreendentes das tais terapias familiares.
Compras no momento pelo site: www.nucleopesquisas.com.br
ou tels: 22564792/25475399/30221103.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Reunião de Encerramento do Ano


Estamos aguardando vocês para a nossa reunião anual de encerramento da Nucleo-Pesquisas, entrada é gratuíta e podem vir seus familiares e/ ou pessoas interessadas em debater relacionamento entre psicoterapeutas e sua repercussão no desenvolvimento da psicoterapia.

Não percam esta oportunidade! Será um debate frutífero!